segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Olá pessoas... venho aqui trazer uma nova série para o blog, chamada SEC Gaming, que consiste em análise dos mais variados games que fazem fama ao redor do mundo XD. Nada melhor do que começar essa nova série com meu jogo favorito: League of Legends!
Lançamento: Fase Beta - 10 de abril de 2009, Lançamento Oficial - 27 de outubro de 2009
Produtora: Riot Games
Gênero: MOBA
Ta... mas o que é MOBA?
MOBA significa Multiplayer Online Battle Arena (Arena de batalha para vários jogadores). Não ta ajudando muito... pode explicar melhor?
Mas é claro... os jogos do gênero MOBA misturam estratégia e RPG em tempo real, geralmente disputado por 2 times, onde cada integrante do time controla um personagem e o evolui durante a partida para conseguir destruir a base do time inimigo.

Agora que já deu pra entender o gênero do game, vamos começar a falar sobre como funciona tudo isso no League of Legends.
Duração de partidas: de 20 minutos à 1 hora e 30 minutos, dependendo do mapa jogado. Podem acabar antes ou depois, dependendo da habilidade dos times.
Summoner's Rift é o mapa mais jogado e o que será discutido nesse post. Primeira coisa a se entender:
As lanes/roles/rotas: são os caminhos principais em que os jogadores devem defender, temos o top, mid (middle) e bot (bottom):
Quando se trata do mapa mais jogado, Summoner's Rift, o jogo acaba assim que o Nexus de uma das equipes for destruída ou uma das equipes desistir. Para conseguir chegar ao Nexus, os jogadores tem que passar por uma das rotas e destruir as 3 torres e um inibidor, e assim terão que enfrentar mais 2 torres que protegem o Nexus e finalmente destruí-lo.
Fiz um mapa indicando a posição de tudo pra ficar mais fácil de entender:
Existe algum tipo de recompensa por destruir essas estruturas?
Sim, segue a lista:
- Cada torre destruída fornece 150 de gold e experiência para todos os integrantes do time que destruir;
- Um inibidor destruído fornece novas tropas para o time que destruiu, essas tropas tem mais resistência e vida, tornando-as muito mais difíceis de se matar, porém o inibidor ressurge a cada 5 minutos, portanto os essas novas tropas chamadas de super-minions param de nascer assim que o inibidor ressurge.
- O Nexus destruído garante a vitória para o time que destruir :P

É fácil derrubar essas estruturas? 
Nem um pouco, as torres tem objetivo de proteger a rota, portanto, a primeira coisa que aparecer no alcance das torres, sofrerão ataques das mesmas. Elas são o maior obstáculo do jogador, pois causa uma grande quantidade de dano que cresce a cada golpe que ela desfere à um jogador. Especificamente, a torre desfere inicialmente 105% de dano, depois 125%, 150%, 175%, 200% e no 6º ataque chega a seu limite que é 225% de dano. Além disso as torres ainda tem 30% de penetração de armadura.
Mas então como eu derrubo essas torres?
Você terá que esperar suas tropas para tomarem o dano por você5 enquanto você bate na torre, lembrando que a vida delas é bem grande e pode demorar, portanto assim suas tropas estiverem acabando, se afaste e espere mais uma onda de tropas para continuar com a destruição da torre.
IMPORTANTE: A torre também tem prioridades, ou seja, a partir do momento em que um jogador causa qualquer tipo de dano no outro que está embaixo de sua torre, automaticamente a torre irá mirar no jogador que desferiu o golpe. Tenha cuidado, estar embaixo da torre não significa estar totalmente seguro, se você está com vida baixa, o adversário pode tentar um Tower-Dive, que explicarei o que é mais abaixo.

AS TROPAS

As tropas, também conhecidas como minions, são pequenos seres vivos que se distribuem nas rotas do mapa, eles atacam qualquer coisa que tente impedir o avanço deles, mas não se preocupe, o dano dessas tropas é quase insignificante.
Tipos de minions:
Melee minions: Esses minions atacam na distância corpo-a-corpo, causam menos dano, porém tem mais vida.
Caster minions: Atacam a distância, tem mais dano, porém menos vida.
Siege Minions: Os minions que tem mais dano e mais vida depois dos Super-Minions, nascem apenas à cada 3 levas de minions
Super Minions: Os minions mais fortes, atacam corpo a corpo, tem mais vida que todos e mais dano também, nascem apenas com a destruição de algum inibidor.
Estatísticas:




Tá, mas por que os minions/tropas são tão importantes assim?
Simples, eles serão sua maior fonte de gold para comprar seus itens e ficar mais forte, essa técnica de matar minions se chamar "farmar". O jogador que se sai melhor em sua rota é aquele que tem mais minions e morre menos vezes.

Mas por que raios eu preciso tanto de gold?
League of legends consiste em um sistema se Snowball (bola de neve), o snowball funciona da seguinte forma:
Aquele personagem que tem mais gold irá se destacar no jogo, portanto, sempre tem que se evitar que ele consiga ganhar gold, pois ele fechará os itens mais rápido, e com isso, matará e destruirá mais facilmente.

FEEDING

Quando se fala do sistema Snowball, um novo termo passa a ser usado: o Feed.
O jogador que está Feedando é aquele que morre muitas vezes e não consegue matar, consequentemente ele não terá gold para fechar seus itens e estará fornecendo uma quantidade de gold considerável ao inimigo.
Portanto, aquele que morre demais estará se enfraquecendo e fortalecendo o inimigo, por isso o termo feedar, que vem de alimentar. E ainda tome cuidado para quem você morre, pois existem tipos de personagens (champions) que precisam matar e se conseguem, carregam o jogo para a vitória adversária.

TIPOS DE CHAMPIONS

AD Carry - É o tipo de champion que se deve tomar mais cuidado para não feedar, é o champion que mais deve farmar no jogo, da dano em ataque básico e deve ser a distância para garantir melhor posicionamento nas lutas de times (Team Fights), pois será sempre o mais focado e o que fará mais diferença. Sua função como o nome diz (carry) é carregar o jogo geralmente junto com o AP Carry. Joga na bot lane junto com um suporte. O dano AD significa Attack Damage, que será o dano em ataques básicos, portanto o champion AD não depende só de habilidades.

AP Carry - Joga geralmente sozinho na mid lane, tem um alto dano em habilidades e é responsável por tirar a vida do inimigo mais rápido, terá o dano mais alto do time em HABILIDADES, e depende muito de suas skills (habilidades) para matar inimigos. O dano AP significa Ability Power (poder de habilidade), é bem maior que o dano AD, mas funciona apenas em habilidades.

Suporte - Uma das posições mais importantes do jogo, este irá garantir a segurança do AD carry até que o mesmo esteja feedado. O Suporte não rouba farm nem kills do adc, geralmente é um champion que dê buffs (aprimoramentos temporários) e tenham controle de grupo (crowd control), que consiste em não deixar o inimigo se manifestar agressivamente. O Suporte é uma posição que poucos gostam de jogar apesar de sua grande importância.

Off-Tank - É o champion que se demora pra matar por sua grande quantidade de vida, armadura, e resistência e ainda sim tem uma boa quantidade de dano para ajudar nas Team Fights.

Tank - Esse champion é aquele que deve começar (startar) uma Team Fight e receber todo o dano adversário enquanto seus aliados matam os inimigos, pois ele é o tipo mais difícil de se matar e geralmente quando está perto de morrer em uma Team Fight, o time adversário já estará todo morto. Essa posição é a segunda menos jogada, pois muitos jogadores se importam apenas com as kills, que não é o foco desse tipo de champion.

Jungler - O jungler não atua em nenhuma lane, ele anda pela selva matando monstros neutros e seu principal objetivo é o gank, que é o momento onde o jungler faz um ataque surpresa ao inimigo, atacando-o desprevenido e fora de posição sem que ele saiba para garantir uma kill para o aliado que está na lane.
Esse é o mapa dos monstros neutros da jungle (selva), são eles que o jungler deve matar para ganhar gold e experiência enquanto não está gankando. Apenas o Dragão (Dragon) e o Barão (Baron Nashor) que são objetivos mais difíceis e devem ser feitos com ajuda dos aliados.

CHAMPIONS

No League of legends atualmente existem 115 champions, seus preços se dividem pela sua data de lançamento (o preço é pago com o dinheiro que você ganha a cada partida, portanto, não precisa se preocupar em abrir o bolso).

Tier 1: Preços de 450 IP e 1350 IP - Campeões mais antigos do jogo, já foram lançados antes do início da 1ª temporada (Fase Beta)
Tier 2: Preços de 3150 IP e 4800 IP - Campeões lançados na 1ª Temporada do jogo
Tier 3: Preços de 6300 IP e 7800 IP - Campeões mais recentes, custando 7800 IP apenas na sua semana de lançamento, tendo seu preço reduzido para 6300 IP logo em seguida.

Então quanto mais caro, mais forte o personagem?
Óbviamente não, mesmo por que isso seria injusto para jogadores de nível baixo. Para mim, os campeões mais fortes estão no Tier 1, quer uma dica?
Jax, Tryndamere e Master Yi são os mais fortes para mim e estão no Tier 1.

Demora para conseguir esse tal de IP?
Digamos que uma partida vencida fornece de 100-150 IP (valores aproximados) e uma perdida de 50-90 IP (isso uma partida normal, não vale para bots), dependendo do seu desempenho e score. Todo o dia o jogador recebe um bônus de 1ª partida do dia, que quando uma partida e ganha com esse bônus, passa a fornecer de 250-300 IP normalmente, lembrando que esse bônus só é gasto em vitórias.

Mas e se eu quiser juntar e não comprar Campeões, não terei como jogar? 
Errado, toda semana existe a chamada "Free Week", que é uma seleção de 10 campeões de diferentes tiers que ficam disponíveis para o jogador durante o resto da semana (muda toda terça-feira)

Confira uma lista com todos os campeões no site oficial de lol:

Esse é o básico para quem quer iniciar no mundo de League of Legends... Teremos explicações mais complexas e aprofundadas ao longo da semana, nos vemos na próxima, 
antes do fim dos tempos, 

Alfadur





by Unknown 21:19 No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Bookmark Us

Delicious Digg Facebook Favorites Stumbleupon Twitter

Search